Guias

24 de jul. de 2012

Dicas para Lavar a Moto



Escrito por Henrique Moura

Polimento ou Cera?

O que aplicar depois da lavagem da Moto ou Carro?
Posso usar cera sem danificar a pintura?
A cera danifica a pintura com o tempo?
O que usar nas partes Plasticas e pintadas da Moto ou Carro?

Essas e outra divida você não terá apos ler este artigo. Boa Leitura!!!


ORIGINAL
Quando um carro sai de fábrica, sua chapa de aço é protegida por uma brilhante e dura camada de tinta que tem algo entre 60 e 80 mícrons (1 mícron = 1 milésimo de milímetro) de espessura. Esta camada é normalmente dividida em cerca de 20 mícrons para o 'primmer' que é a base da tinta e que permite a adesão da tinta à chapa de aço, e cerca de 40 mícrons para a tinta propriamente dita. No caso de tintas metálicas e perolizadas existe ainda um última camada de verniz incolor (clear cote)

Esta fina camada de menos de 1 décimo de milímetro dá ao carro a aparência brilhante que esperamos ver, e ainda protege o aço contra a corrosão. A tinta brilha pois é, dentro do possível, absolutamente lisa e sem irregularidades, pois o que se apresenta para o nosso olho como brilho, é na verdade a reflexão dos raios de luz incidentes sobre a tinta e refletidos para os nossos olhos. Quanto mais uniformes e paralelos entre si estes raios refletirem, mais 'brilhante' será a sensação percebida por nossos olhos. Um exemplo quase perfeito de brilho seria um bom espelho plano onde os raios luminosos são refletidos de forma bem uniforme e sem distorções, e ao contrário, como exemplo de pouco brilho podemos usar uma folha de papel, onde a superfície rugosa não reflete de forma coerente os raios de luz incidentes, dando a aparência fosca.

DESGASTE
Após um serviço de pintura de boa qualidade, o que esperamos receber ao comprarmos um carro novo, a pintura está lisa como mostrado na primeira ilustração e reflete os raios de luz de forma adequada a um bom brilho. Infelizmente, ao deixar a fábrica a pintura começa a receber o ataque de poluição, raios infravermelhos e ultravioleta, chuva ácida, panos e escovas de lava-rápidos, detergentes, etc. O resultado disso é que, com o tempo, a pintura lisa e brilhante vai ficando com pequenas irregularidades (micro-imperfeições, riscos e ondulações), comprometendo a reflexão da luz, e com isso o brilho.
Isto pode ser observado na segunda ilustração acima, descrita como pintura desgastada.

POLIMENTO
O que normalmente se faz para devolver o brilho à pintura do carro, é
através do uso de polidores, remover uma pequena camada de tinta, de modo a devolver à pintura a aparência lisa. O grande problema desta operação, é que os polidores são abrasivos, isto é, são substâncias muito duras, geralmente óxidos metálicos, capazes de arrancar, por atrito, partículas da tinta. Este processo de abrasão pode ser intensificado ainda mais pelo uso de máquinas politrizes. Ao final do processo de polimento uma pequena camada de tinta foi removida, devolvendo à camada externa a aparência original e brilhante. Isto pode ser observado na figura abaixo, onde deve-se ver também que a espessura da camada de tinta foi reduzida.
Fica claro que este é um processo limitado e que somente deve ser usado nos casos mais graves e sempre tendo em vista que somente poderá ser usado um certo número de vezes, que depende de inúmeros fatores, não existindo um certo número tolerável de polimentos.



CERA: ALTERNATIVA MAIS COMUM
Uma outra alternativa muito usual é o uso de ceras para a cobertura da camada pintada. A cera mais usual para esta finalidade é a cera de carnaúba, oferecendo boa transparência e durabilidade. Existem ainda no mercado ceras aditivadas com polímeros sintéticos que aumentam de forma considerável a sua vida. A finalidade da cera é preencher as irregularidades criadas sobre a superfície pintada pela ação do tempo, reproduzindo o brilho da tinta nova como pode ser observado na terceira ilustração. Ao contrário do polimento, a cera não remove a tinta por abrasão, sendo portanto inócua à pintura, e ao contrário do polimento, por produzir um filme sobre a tinta, protege-a dos ataques. Uma camada pintada protegida por cera, e mantida desta maneira por enceramentos regulares, evita ou posterga a necessidade de polimentos. Existem ainda ceras combinadas com polidores leves que não chegam a remover a camada pintada pois são muito pouco abrasivas. São boas para tintas com uma certa idade pois permitem a remoção leve de uma camada de tinta já oxidada, facilitando também a remoção de sujidades aderidas à pintura.


Além disso, existem no mercado os chamados cristalizadores. Enquanto o termo cristalização é usado de forma absolutamente aleatória no mercado, significando deste um mero polimento até a aplicação de agentes 'cristalizadores', a cristalização propriamente dita é a aplicação de compostos, tipo teflon e/ou silicone que apenas protegem a pintura e outros que reagem com a pintura, geralmente a base de flúor, e que formam um filme duro sobre a camada pintada. Não recomendo este último pois esta camada dura pode trincar dando a aparência de pele de crocodilo à pintura, sendo a sua remoção bastante difícil.

O ideal é encerar o carro assim que retirá-lo da revenda, garantindo desta forma a proteção da pintura original, e novamente encerá-lo cada vez que ao jogarmos água sobre a pintura não pudermos observar as 'bolinhas' de água características da cera. Uma pintura permanentemente mantida protegida com cera dificilmente exigirá polimento. Caso o seu carro já tenha perdido o brilho, deve-se providenciar um polimento com o abrasivo (massa de polir) mais fina possível, providenciando uma boa encerada após o polimento. A partir deste ponto fazer como na pintura nova, mantendo o enceramento regular para evitar a necessidade de novo polimento.
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DICAS DE UM 'TEMPREIRO':
Por Elvis Canteri - Membro da Lista de Discussão do TWS


Polir ou encerar?
Hoje, percorri minha cidade vendo alguns "lava-cars" que diziam fazer polimento. Ao chegar perguntei:- Voces fazem polimento em carro?
Lava-car: - Sim.
Eu:- Que produto vcs usam?
Lava-car: cera da grand-prix.....
Me preocupei muito com esta resposta,ao ver que este desconhecia a diferença entre polir e encerar um carro. Com esta catástrofe em mente, segue a especificação abaixo:
Encerar:
Quando encerar: pode-se encerar o carro sempre que o mesmo apresentar seu brilho um pouco desgastado, ou dificuldade de remoção de sujeira na superfície da lataria, ou quando a pintura encontra-se meio "áspera", e uma simples lavagem não apresenta um resultado satisfatório de "carro limpo".
Este procedimento é altamente recomendado(pelo menos eu recomendo), pois a cera forma uma película de proteção sobre o verniz do carro, vedando os microporos da lataria, refletindo desta forma com maior eficiencia os raios de luz incidentes sobre a lataria, deixando a lataria mais lisa e escorregadia, assim sendo não mais retendo a sujeira de forma permanente a lataria, facilidtando no processo de lavagem do veículo.
De quanto em quanto tempo aplicar cera? Para carros que ficam todos os dias expostos ao sol e ao sereno, recomendo encerar o carro pelo menos duas vezes ao mes, com o intuito de conservar o verniz sempre protegido.
Qual cera recomendo? Bem, já usei as famosas "coloridas" , a tradicional "da latinha" e ceras acrílicas "siliconadas". Do meu ponto de vista, as três apresentam resultados excelentes. Para carros novíssimos, as siliconadas tem resultado excelente, dispensando a cera "colorida", que veda de forma superficial alguns riscos da lataria. A tradicional "da latinha" é rápida e eficiente, além de mais barata e em muitos casos não apresentar muita diferença da cera "siliconada", cumprindo bem a sua função.
Eu tive um carro preto, que estava sujeito a esta condição. Eu tinha que encerar toda santa semana meu carrinho, pois eu usava o carro em nossas maravilhosas estradas todos os dias da semana, o que prejudicava demais a pintura do automóvel. No preto, usava numa semana a siliconada e na outra a "colorida". O resultado das duas era diferente, a vantagem da "colorida" é que era de aplicação mais rápida e mantinha uma pintura "lisa", enquanto a siliconada apresentava um brilho maior na pintura.
A maioria das boas ceras encontradas no mercado, trazem consigo um manual de aplicação recomendada. Se seguirmos a receita da lata, o resultado se torna bem interessante. Observação: se você realmente gosta de seu carro, não prive ele de ficar lindão! Dê uma enceradinha de vez em quando..... Em minha cidade, tem lava-car que lava e encera o carro por R$10,00.....
Quanto ao polimento, ele é um recurso mais extremista...... veja abaixo.
Polimento:
Quando aplicar: Aplica-se quando a pintura se apresenta "queimada", fosca, com riscos "unha de gato" e perde o brilho aparente da lataria. Isto ocorre em carros que ficam muito tempo expostos ao sol, ou carros lavados com sabão em pó abaixo de sol ardente com lataria quente, apresentando uma pintura com aparencia de "pé-de-bode".
Porque isto ocorre? Isto apresenta-se porque o verniz, camada protetora da pintura, está danificada em sua superfície.
O que fazer? Para dar ao carro novamente a impressão de "nova pintura", deve-se aplicar "massa para polir" com uma estopa, na maioria dos casos com massa nº 2, sendo a nº 1 somente utilizada em caso de repintura da lataria do carro, não recomendado para usuários rotineiros (se eu estiver errado neste item, por favor corrijam-me). Isto deve ser feito com o carro à sombra, isento de poeira ou sujeira aparente, isenta de água (bem seco), e com a lataria a frio.
Após cerca de +-4 min após a aplicação, deve-se remover "energicamente" o excesso de massa para polimento, de preferência usando-se uma "politriz", ou um braço bem reforçado para que se atinja o objetivo esperado.
Se caso voce nao tiver muita experiencia em polimentos, procure um profissional especializado para fazer tal serviço. Caso se faça um polimento errado no carro, pode-se manchar a lataria, ou até mesmo desgastar demasiadamente o verniz protetor de seu carro. Um bom polimento em minha cidade custa de 40 até 80 reais, dependendo do lugar em que se leve o carro.
É válido lembrar que este procedimento é válido somente para casos especiais, onde a cera não apresenta o resultado esperado, pois o polimento desgasta o verniz do carro, e com o uso consecutivo deste método, a pintura de seu automóvel certamente sofrerá danos, os quais somente serão reconstituídos com nova pintura.
DICA IMPORTANTE: Logo após polir o carro, encere-o. É como passar palha de aço no chão para tirar o grosso, e depois encerá-lo para proteger. De nada adiantará polir o carro, se não se aplicar uma cera para protegê-lo e dar aquele "toque-especial".
Lavando o carro e deixando ele uma tetéia:
            · Evite lavar sob o sol, com lataria quente, usar sabão em pó, vassoura, passar em lava-automático do tipo "escovão de plástico". Isto danifica a pintura.
            · Se não possuir shampoo, use detergente de cozinha neutro diluído em água, esfregando levemente com espumão ou pano macio, e enxaguando logo em seguida, para que o sabão não seque na lataria;
Remova o excesso de água da lataria com flanela que não solte penugem, e enxugue os pára-brisas do lado de dentro com jornal velho, para remover aquele encardido que não sai com pano.

Escrito por Henrique Moura



18 de jul. de 2012

Erro na Chamada da Novela Carrossel SBT

Vamos lá, assista o vídeo apenas uma vez e aponte o que está errado:

O erro esta na ''Dificio Decisão'' xD

Escrito por Henrique Moura

3 de jul. de 2012

Namoro sem Consciência

Vídeo gravado em Recife pela 2° igreja Batista de Areias/Pe, relata bem a historia de jovens que caem na tentação, ou namora pessoas em mentalidade suficiente de responsabilidade...assista agora!!!
 
Escrito por Henrique Moura

HIGH TORQUE Tudo sobre carros e mecânica

Galera gostaria de divulgar este canal do Youtube, o cara é fera em mecânica, e mesmo que você não entenda nada de mecânica você vai gostar, é um verdadeiro Curso de Mecânica...comecei ver os videos dele e agora estou viciado rsrsrs todos os dias eu vejo...Não conheço ele, mas é um bom, um SUPER "ENGENHEIRO" MECÂNICO.



Para acessar Clique Aqui >>> HIGH TORQUE Tudo sobre carros e mecânica ou se preferir busque no youtube por ADG0068.


Escrito por Henrique Moura

Como comprar um carro usado?


Dicas para a compra


Peça ajuda de amigo ou conhecido que entenda de mecânica. Em caso de dúvida, leve um mecânico de sua confiança para fazer uma avaliação do estado do carro. Examine tudo com a máxima atenção, especialmente os itens de segurança, tais como freio, amortecedores e pneus.



Parte externa do veículo
1. Examine o carro à luz do dia, nunca em locais fechados e escuros, e exija ver o veículo seco (a aparência do carro molhado pode enganar);
2. Teste o amortecedor balançando o carro para baixo, segurando no pará-choque na direção da roda. Se, ao largá-lo, o veículo balançar duas ou mais vezes, o amortecedor está em más condições;
3. Observe ondulações e pequenos amassados na lataria: se houver diferenças nas quinas do capô, é provável que o carro tenha sido batido;
4. Dê pancadinhas com os dedos na lataria para verificar se o barulho é diferente em algum ponto. Isso indica a colocação de massa plástica. Também é possivel fazer um teste com um imã embrulhado em uma flanela. Se, ao passar pela lataria, ele se desprender, é porque existem furos cobertos por massa plástica;
5. Se houver bolhas na pintura, cuidado: é sinal de que há ferrugem. Os locais onde a ferrugem é mais freqüente são os seguintes: junto às borrachas, debaixo das portas, embaixo dos pára-lamas, nas arestas inferiores da carroceria, junto às canaletas e nas bordas das tampas do capô do motor e do bagageiro;
6. Observe se o veículo foi pintado recentemente. Verifique se há diferenças de cor e procure respingos de tinta nos frisos e borrachas. Cuidado com os carros encerados, porque eles podem esconder defeitos na pintura;
7. Confira se as portas e capô fechados se encaixam perfeitamente. O desnível pode indicar que o carro foi batido;
8. Confira o estado dos pneus. Se eles estão lisos (carecas) e não aderem ao chão, prejudicam a freada (breque), o desempenho do veículo e, como conseqüência, trazem riscos à segurança;
9. Desgastes irregulares nos pneus podem indicar problemas com a suspensão, falta de alinhamento ou balanceamento das rodas; e
10. Com o carro suspenso, pressione cada roda para dentro e para fora. Se houver folga, isso indica que o rolamento está gasto, devendo ser regulado ou trocado.

Com o veículo em movimento

Motor
Para checar a compressão do motor, reduza a velocidade bruscamente ou desça uma ladeira em segunda marcha. A velocidade deve reduzir.

Freios
Freie normalmente o carro. Se houver ruído metálico, as pastilhas estão gastas. Em um lugar plano, freie o veículo soltando as mãos da direção. Se o carro puxar para um dos lados, há problemas no freio, na suspensão ou os pneus não estão calibrados corretamente.

Caixa de Marchas
Engate todas as marchas e verifique se produzem barulho anormal.

Alinhamento e Balanceamento
Se o carro em movimento puxar para um dos lados, está desalinhado. Se em determinadas velocidades houver trepidação no volante, as rodas não estão balanceadas.

Com o capô aberto

Chassi
Confira se o número do chassi que vem gravado perto do motor, no vidro e em vários locais, confere com o que consta no certificado de propriedade do veículo. Os números e letras do chassi e da plaqueta de identificação devem estar alinhados, com os seus espaçamentos regulares e os contornos das letras e números uniformes. Veja se não há sinais de solda próximos da identificação.

Motor
O som do motor é um importante indicativo de seu correto funcionamento ou desgaste. O barulho do motor que precisa ser retificado é característico. O mecânico saberá reconhecer se o veículo estiver nessa condição.

Óleo
Retire a vareta do compartimento do óleo e avalie o seu aspecto quanto ao nível e viscosidade.

Refrigeração
1. Verifique o sistema de refrigeração do motor. O líquido visível no depósito de água não deve apresentar sinais de ferrugem nem aspecto oleoso. Os tubos de borracha não devem estar rachados, quebrados ou ressecados;
2. Veja se o filtro de ar está limpo;
3. Os cabos da ignição devem estar em bom estado, sem fendas ou rasgões;
4. A ventoinha deve girar de maneira uniforme, sem grandes vibrações. A correia não deve apresentar rachaduras nem deformações.

Dentro do Carro

Quebra-sol
Confira o estado da pala de proteção contra o sol.

Banco
Sente-se para verificar se os bancos estão afundados, soltos ou tortos. Observe se estão rasgados, sujos ou quebrados.

Sistema Elétrico
Examine todos os comandos, como faróis, limpadores de pára-brisas, desembaçador, indicadores de direção (pisca-pisca), luzes de freio, buzina, velocímetro, sinalização de emergência (pisca-alerta), indicador de temperatura etc.

Outros
Confira o estado dos espelhos retrovisores, pára-choques, lanternas, freio de mão e de pé.

Vedação
Se encontrar pontos de ferrugem e água ou umidade embaixo dos tapetes, há problemas com a vedação (borrachas dos vidros e portas) ou furos no assoalho.

Freios
Com o motor ligado e o carro parado, acione o freio, mantendo o pé no pedal por algum tempo. Se ele abaixar aos poucos, é sinal de que há vazamento de fluído de freio.

Documentação
Toda a documentação do veículo deve estar em dia. Ao adquirir o veículo, você precisa estar atento a todo processo que envolve a transação. Os documentos essenciais são:

1. Comprovante de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Seguro Obrigatório (DPVAT);
2. Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos;
3. Certificado de Registro (recibo de venda) que serve para transferir a propriedade do veículo.

Equipamentos
Certifique-se de que estejam em ordem os equipamentos de segurança obrigatórios do veículo, como extintor de incêndio, macaco, triângulo de sinalização, chave de roda, cinto de segurança e estepe.

Atenção
Modificações no motor, lataria ou equipamentos do carro precisam estar devidamente homologadas pelo Detran. No documento do veículo deve constar o seguinte: alteração da cor original, as modificações na suspensão, a colocação de mais um par de faróis auxiliares, de pneus de tala larga e o uso de películas escuras nos vidros, caso essas modificações tenham sido feitas.

Documentos para transferência

Para transferir o veículo para o seu nome, sem mudar a placa, são exigidos pelo Detran:
1. Comprovantes de pagamento do IPVA, do Seguro Obrigatório e das multas;
2. Certificado de Registro de Veículos;
3. Recibo de venda.

Caso queira trocar a placa do carro é preciso apresentar ao Detran:
1. Certidão de Prontuário (histórico do carro);
2. Certidão Negativa de Multa (município de origem);
3. Certidão de Furto (com origem de outro Estado);
4. Vistoria;
5. Comprovante do pagamento do IPVA;
6. Licenciamento do veículo com Seguro Obrigatório;
7. Recibo de venda

SEUS DIREITOS 

O Código de Proteção e Defesa do Consumidor assegura que, nas compras efetuadas em estabelecimentos comerciais, se o veículo apresentar vícios (problemas) de fácil constatação, você terá um prazo de 90 dias para reclamar. Se eles não forem resolvidos em 30 dias, você poderá exigir, à sua escolha: a troca do veículo por outro da mesma espécie, o cancelamento da compra ou o abatimento proporcional do preço.
IMPORTANTE ? A compra de um veículo diretamente de outra pessoa não constitui uma relação de consumo. A pessoa física, neste caso, não é considerada um fornecedor habitual, ficando à margem do Código de Defesa do Consumidor, protegido, entretanto, pelo Código Civil.
Para sua garantia, prefira adquirir seu carro em lojas ou concessionárias estabelecidas regularmente.
Se os problemas não forem aparentes e de fácil constatação (ocultos), a reclamação poderá ser formalizada quando esses surgirem, obedecendo o prazo legal de 90 dias.
Assegurada a garantia legal estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor também poderá conceder uma garantia contratual, que não é obrigatória. Caso o faça, deverá ser mediante termo escrito especificando quais as condições da garantia oferecida.


RECOMENDAÇÕES FINAIS

Alguns estabelecimentos que comercializam veículos usados emitem uma nota fiscal ou recibo contendo a expressão "venda no estado". Isto significa que o veículo não se encontra em perfeitas condições. Se houver interesse por este tipo de aquisição, solicite ao fornecedor que especifique na nota fiscal ou recibo todos os problemas apresentados.
Nunca efetue sua compra antes de verificar se o veículo não foi furtado ou apresenta multas pendentes. O Detran informa a situação cadastral do veículo, como multas, alienação ou bloqueios administrativos. Só aceite documentos originais. Recuse papéis com rasuras ou fotocópias, mesmo que autenticadas.


((((ALGUMAS DICAS DE COMERCIANTES AUTÔNOMOS (EMPÍRICAS))))

Carro de litoral
Todo carro que circula em litoral deve ser evitado, devido a MARESIA, fenômeno apodrece a lataria dos veículos. Portanto, evite veículos oriundos de Estados da Federação que são banhados pelo mar.

Carro de praça

Atenção com os veículos de cor branco ou amarelo, que tenha o Y como a segunda letra da placa, ex: BYA, BYG. Geralmente os taxistas vendem para particulares para conseguir um valor maior, mas seus carros são mais desgastados e rodados.

Carro de leilão

Atenção com carros oferecidos sem manual do proprietário, carros em que o
dono está com o mesmo há pouco tempo. Podem ser procedentes deste tipo de
comércio. São carros mal cuidados, muitas vezes sofreram colisões graves com perda total pelas seguradoras e deveriam estar nos ferros-velhos e não circulando. Faça uma consulta previa pela placa ou chassi, através do telefone: (21) 2510-7777 ou pelo site: www.fenaseg.org.br

Carro de locadora ou de empresa

Atenção com carros básicos geralmente PRATA. Se estiver com a placa de
outro estado (geralmente de Minas Gerais ou Paraná), desconfie. Veja abaixo
a relação de placas de cada estado.

Placas de outros estados

Evite-os. Pode esconder um carro clonado, um extenso histórico de multas ou uma restrição judicial (busca e apreensão).

Confira as três letras do seu Estado. 
Paraná
AAA 0001 a BEZ 9999 
São Paulo
BFA 0001 a GKI 9999 
Minas Gerais
GKJ 0001 a HOK 9999 
Maranhão
HOL 0001 a HQE 9999 
Mato Grosso do Sul
HQF 0001 a HTW 9999 
Ceará
HTX 0001 a HZA 9999 
Sergipe
HZB 0001 a IAP 9999
Rio Grande do Sul
IAO 0001 a JDO 9999 
Distrito Federal
JDP 0001 a JKR 9999 
Bahia
JKS 0001 a JSZ 9999 
Pará
JTA 0001 a JWE 9999 
Amazonas
JWF 0001 a JXY 9999 
Mato Grosso
JXZ 0001 a KAU 9999 
Goiás
KAV 0001 a KFC 9999 
NFC 0001 a NGZ 9999
Pernambuco
KFD 0001 a KME 9999 
Rio de Janeiro
KMF 0001 a LVE 9999 
Piauí
LVF 0001 a LWQ 9999 
Santa Catarina
LWR 0001 a MMM 9999 
Paraíba
MMN 0001 a MOW 9999 
Espírito Santo
MOX 0001 a MTZ 9999 
Tocantins
MVL 0001 a MXG 9999
Alagoas
MUA 0001 a MVK 9999 
Rio Grande do Norte
MXH 0001 a MZM 9999 
Acre
MZN 0001 a NAG 9999 
Roraima
NAH 0001 a NBA 9999 
Rondônia
NBB 0001 a NEH 9999 
Amapá
NEI 0001 a NFB 9999



Só aceite documentos originais. Recuse papéis com rasuras ou fotocópias, mesmo autenticadas.

Escrito por Henrique Moura